Mairi Gospel

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Pastor adventista é autor de texto achado na casa do atirador do Realengo


Um pastor adventista que mora na Bahia é autor de pelo menos um dos textos religiosos encontrados na casa de Wellington Menezes de Oliveira, 23, o atirador que invadiu a escola municipal Tasso da Silveira, na zona oeste do Rio, e matou 12 crianças na última quinta-feira (7). Uma missa e um ato ecumênico foram realizados nesta quarta-feira, no Rio, em homenagem às vítimas.

Havia pelo menos três textos de caráter religioso na casa de Wellington –leia todos eles aqui. Os temas dos textos do pastor eram inferno, alma e espírito, e morte e ressurreição. Nenhum deles induz a ataques homicidas nem faz apologia à violência.

Além desses impressos, a polícia também recolheu textos escritos de próprio punho pelo atirador, nos quais ele tece considerações sobre religião e conceitos de bem e mal.

Um trecho diz: “[...] faço todos os dias minha oração do meio-dia que é a de reconhecimento a Deus e as outras cinco que são de dedicação a Deus e umas 4 horas do dia passo lendo o Alcorão [...] e algumas vezes medito no 11/09″.

Em outro trecho, o atirador registra: “meu tempo livre entrego a Deus ao invés de entregar aos prazeres passageiros do mundo… e sei que Deus olhará para meu sacrifício e minhas ações neste mundo com muito favor e satisfação e sei que serei muito bem recompensado.”

Procurado pela Folha, o pastor Demóstenes Neves da Silva, 53, confirmou a autoria do texto sobre o inferno e afirmou ser “muito provável” que os demais também sejam dele. Silva contou que até 2003 respondia perguntas de internautas sobre religião em um site adventista.

“Escrevi tanta coisa naquela época que não lembro de tudo, mas são temas correlatos e creio que todos sejam meus.”

O site ainda existe, mas o pastor não participa mais dele. Atualmente não é possível acessar nenhum de seus textos –segundo o pastor, por questão técnica. Mas outros sites copiaram e mantêm os textos no ar.

O pastor não faz pregações regulares porque se dedica exclusivamente à atividade docente nas Faculdades Adventistas da Bahia, na cidade baiana de Cachoeira (105 km de Salvador).

“Uma atitude dessa [o ataque do atirador] só pode ter sido cometida por alguém com um desvio muito sério”, avalia Silva.

Confira a música de trabalho do novo CD de Marquinhos Menezes e Lilian


Inédito! Confira em primeira mão o clipe de Promessa, música de trabalho do primeiro CD de Marquinhos Menezes e Lilian pela Central Gospel Music. A canção faz parte do repertório do álbum Eu creio!, previsto para ser lançado em maio de 2011.

A história do clipe mostra pessoas em situações difíceis, mas, que mesmo assim, confiaram nas promessas de Deus e receberam a bênção do Senhor. A letra da canção fala sobre fé e determinação de continuar crendo em Deus, independente das circunstâncias.

As cenas foram gravadas na parte interna do estúdio Floresta, localizado no bairro do Cosme Velho, Zona Sul do Rio de Janeiro, e também na cafeteria do local. O estúdio escolhido já foi utilizado por nomes de peso da música secular, e esta foi a primeira vez que recebeu cantores de música gospel.

Domingo tem Diante do Trono no progama da Eliana


Depois de grandes nomes do meio gospel participarem do quadro “Tem um cantor gospel lá em casa”, a tão esperada participação da Ana Paula Valadão será exibida neste domingo, dia 17. A gravação da participação da Ana Paula aconteceu dia 05 deste mês (Saiba mais).

A líder do Diante do Trono fez algo diferente dos jurados anteriores: Ela selecionou 4 – dentre 14 – participantes que foram eliminados e voltaram para repescagem. Os escolhidos seguem direto para a final, que dará ao eleito a gravação de um cd no valor de 60.000,00 reais e mais 5.000,00, patrocinados pela Expo Music Gospel.

O gospel assegura, mais uma vez, sua potência atual na mídia secular, destacando-se como um segmento rentável e produtivo. Exemplos claros desse sucesso são as participações dos ministérios na Eliana, no Domingão do Faustão, Raul Gil, etc. Estamos, literalmente, invadindo a mídia secular de uma forma jamais vista.

Neste domingo, dia 17, não perca o Programa Eliana, a partir das 15h, com a participação da Ana Paula Valadão. Desde já vamos divulgar via twitter a hashtag #DTnaEliana

Louvor Belém tem edição especial pelo Centenário da Assembleia de Deus


Vários estilos da música gospel vão marcar o “Louvor Belém Rumo ao Centenário”, que acontece no próximo dia 21, às 18h, no Cidade Folia. O evento, que faz parte da programação de 100 anos de fundação da Assembleia de Deus, contará com a participação de duas bandas nacionais – Novo Som e Khorus – e das bandas locais MQV e Ministério Geração de Adoradores. Os ingressos já estão à venda nas livrarias evangélicas. Toda renda será revertida para o Centenário da Igreja.

Essa é 11ª edição do evento que neste ano foi antecipado, devido aos 100 anos da AD. “Todos os anos, o Louvor Belém é realizado no mês de outubro. Como queremos colaborar com o Centenário decidimos fazer o evento em abril e será um prazer destinar toda a renda à festividade”, disse o pastor Josias Higino, presidente da Associação Cultural Gospel do Pará e produtor do evento. Segundo ele, são esperadas 15 mil pessoas nesta edição.

Atrações - Com 20 anos de carreira e 14 álbuns, a banda Novo Som é formada pelos músicos cariocas Alex (voz), Geraldo (bateria) e Mito (teclado e vocal), e é considerada uma das maiores bandas gospel do Brasil, tendo conquistado diversos prêmios como o Disco de Ouro como melhor música de 1995. O estilo autêntico que mistura charme, funk e baladas consagrou a banda que tem como grandes sucessos as músicas ”Pra Você”, ”Acredita”, ”Luz”, ”Eu e Você”, ”Escrevi”, ”Meu Universo”, ”Venha Ser Feliz”, ”Pra Te Conduzir”, ”Infinitamente”, ”Voz do Coração” e ”Por Um Segundo”.

Já a banda Khorus prega a essência do evangelho através do rock gospel e, por isso, é considerada uma das melhores bandas de Rock Cristã do Brasil. Formada por Toninho Rondow (vocal), Tiago Leal (guitarra) e Heryckson (bateria), a Khorus completa 11 anos de estrada em 2011. Durante os anos de carreira, já concorreu por três anos consecutivos no Troféu Talento, a maior premiação da música cristã contemporânea da América Latina, nas categorias de Melhor Álbum e Melhor Banda Rock, e foi a primeira banda a lançar gratuitamente na Internet um álbum de canções inéditas para o seu público.

Ao Cubo lança vídeo-clipe com jogador Neymar



Ao Cubo lança vídeo-clipe com jogador Neymar O grupo de rappers Ao Cubo, disco de ouro com o álbum “Um por Todos”, pela gravadora Graça Music, acaba de lançar o vídeo clipe da canção “Nasci para vencer”. O vídeo conta com as participações especiais do jogador de futebol Neymar, do Santos, o jogador de volêi Serginho e a apresentadora Priscila Alcântara.

No canal oficial YouTube da banda, http://youtube.com/aocubooficial o clipe ultrapassava a marca das 40 mil visualizações, acompanhado de centenas de comentários. A repercusão do trabalho diferenciado do Rap Gospel também chamou a atenção da MTV que convidou o grupo para uma participação no projeto “Origens”, apresentando-se em São Paulo.

O nome Ao Cubo faz referência a trindade ensinada na Bíblia: Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo. Composto por Dona Kelly, Cleber, Feijão e Fjay o Ao Cubo tem viajado por todo o Brasil apresentando seu trabalho e colecionando testemunhos de conversão por onde passam. Atualmente o grupo se prepara para o lançamento de um DVD com vídeo-clipes dos maiores hits de seus quatro CDs ao longo da carreira. Conheça o trabalho do Ao Cubo no site www.aocubo3.com

PL 122 fere o direito de liberdade de consciência, diz Hernandes Dias Lopes


A palavra homofobia refere-se à aversão, ao ódio e à discriminação contra relações homoafetivas e tem se tornado um assunto bastante comum nos últimos anos graças as lutas dos grupos GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgênicos) que buscam direitos civis, como o casamento, e maiores punições para casos de preconceito.

Em muitos países como a Argentina e a Inglaterra, por exemplo, já aceitam o casamento entre pessoas do mesmo sexo. No Brasil o Projeto de Lei 122/2006 tem gerado muita polêmica em torno da aprovação dessa PL que visa a criminalização daqueles que se posicionarem contra a prática homossexual.

Entre muitos setores da sociedade, se aprovada, a lei tornará crime pregar passagens da Bíblia que condena a pratica homossexual e exatamente por esse motivo que os pastores e deputados evangélicos têm lutado para impedir que esse projeto entre em vigor.

O pastor Hernandes Dias Lopes escreveu sobre tema fazendo considerações importantes que fazem da PL 122 um projeto inconstitucional.

“Em primeiro lugar, esse projeto de lei fere o mais sagrado dos direitos, que é a liberdade de consciência”, diz o pastor. Ele alega que ninguém é obrigado a concordar com essa prática e “se os homossexuais têm liberdade de fazer suas escolhas, os heterossexuais têm o sagrado direito de pensar diferente, de serem diferentes e de expressarem livremente o seu posicionamento”.

IURD é condenada a pagar indenização para a família de uma vítima do desabamento


A 10ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve nesta terça-feira (12) a sentença da Justiça de Osasco que em 2006 condenou a Igreja Universal do Reino de Deus a pagar R$ 472,5 mil de indenização à família de Ana Germana Rafael, morta no desabamento do telhado de um templo em Osasco, na Grande São Paulo, durante uma vigília realizada em setembro de 1998.

Na primeira sentença a Universal contestou a ação, afirmando que havia responsabilidade também dos proprietários do imóvel, que não fizeram a manutenção do telhado, e da Prefeitura de Osasco, que concedeu a licença de funcionamento da igreja sem a prévia exigência de laudo técnico. Também questionou o valor da ação, uma vez que a vítima se declarava ‘do lar’ e não recebia salário.

A família pediu indenização por danos morais materiais e a Justiça de Osasco condenou a Igreja Universal a pagar R$ 94,5 mil para o marido e para cada um dos cinco filhos de Ana.

A Perícia realizada pelo Instituto de Criminalística da Polícia Civil concluiu que o acidente ocorreu em virtude da inadequada manutenção das peças de madeira e da má conservação da estrutura. Segundo o Tribunal de Justiça, o valor dos honorários a ser pago pela igreja foi fixado em 20% da indenização.

Aplicativos da Apple trazem benefícios aos cristãos


A nova versão dos tablets da Iphone, o Ipad 2, pode auxiliar a fé dos cristãos com diversos aplicativos como os de Bíblia, de músicas cristãs e outros, conforme lembra o site Christianteens em um post falando sobre a variedade de produtos e aplicativos direcionados aos cristãos.

Há cinco formas em que o iPad 2 pode beneficiar a Igreja, ministério ou organização: vídeo com próprio aplicativo de edição; funções de organização e planejamento; funções de informação e registro; funções de discurso em público; funções de laptop ou substituição de desktop.

“Ele não irá substituir o seu laptop (para a maioria das pessoas), mas seu valor continuará a aumentar com o tempo como desenvolvedores inventar novas aplicações inovadoras.” Expõe o site da Collision Media.

De acordo com o relatório da Gizmoto são mais de 1.000 aplicativos de Bíblia disponível para Ipad e Iphone, com essa quantidade tão grande fica difícil escolher qual o melhor e para ajudar nessa escolha a Revista Christian Computing fez o teste e constatou que as melhores versões são Laridian PocketBible, Olive Tree Bible Reader e Mantis Bible.

Há muitos aplicativos voltados para todo tipo de público, desde de Bíblias em áudio até aplicativos para a Recuperação de Viciados em Pornografia foi criado pela XXXChurch.com.

SBT mostrará o 1º beijo gay da TV brasileira


A novela “Amor e revolução”, do SBT, irá mostrar em duas semanas, o primeiro beijo gay na história da teledramaturgia brasileira. Será um beijo de “língua”, chamado de beijo técnico, e não um estalinho.

As atrizes que protagonizarão a cena são Luciana Vendramini e Giselle Tigre. A TV de Silvio Santos precisou de uma autorização para que a cena vá ao ar.

Em 2005, a escritora Glória Perez chegou a escrever uma cena de beijo gay na novela “América”. A cena chegou a ser gravada, mas não foi ao ar. A TV Globo achou por bem não transmitir tal sequência

Humanista lança “Bíblia” com filósofos e escritores no lugar dos profetas e apóstolos


O filósofo A C Grayling, novo presidente da Associação Humanista Britânica, resolveu escrever uma Bíblia sem falar sobre Deus e lançou The Good Book: A Humanist Bible [O Bom Livro: uma Bíblia Humanista]. Neste livro saem os profetas e apóstolos e entram os grandes filósofos e escritores.

“A ética humanista não pretende ser originada em uma divindade. (Eles) começaram a partir de uma compreensão solidária da natureza humana e aceitaram que há uma responsabilidade para que cada indivíduo lute pelos valores em que acreditam”, explica o autor.

O livro é sobre a experiência humana neste mundo, sem mencionar deuses, alma ou vida após a morte. Os textos analisam a sabedoria humana de todas as idades e lugares para oferecer consolo, inspiração, orientação, e causar uma reflexão sobre como viver uma vida boa.

The Good Book tem mais de 600 páginas dividas em capítulos e versículos, igual a Bíblia. Outra semelhança é que a obra inicia-se em um jardim, mas não é sobre a criação de Adão e Eva: é Isaac Newton e sua macieira.

Outra “mera coincidência” com as Sagradas Escrituras é que o livro traz uma versão secular dos 10 mandamentos: 1) Ame muito; 2) Busque o que há de bom em todas as coisas; 3) Não prejudique os outros; 4) Pense por si mesmo; 5) Seja responsável; 6) Respeite a natureza; 7) Faça sempre o seu melhor; 8 ) Informe-se; 9 ) Seja gentil e 10) Seja corajoso.

Ironicamente o livro foi lançado perto da data comemorativa dos 400 anos da tradução mais popular da Bíblia para a língua inglesa, a King James. E a divisão e o nome dos “livros” também lembra os da Bíblia: Gênese, Sabedoria, Parábolas, Concórdia, Lamentações, Consolação, Sábios, Canções, Histórias, Provérbios, o Legislador, Atos, Epístolas e o Bem.

Confira como foi a abertura da 40ª Assembleia Geral Ordinária da CGADB


Cerca de 10 mil pessoas participaram do culto de abertura da 40ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB), realizado ontem à noite no Grande Templo da Assembleia de Deus em Cuiabá (MT). O conclave deste ano conta com mais de 3 mil inscritos, sendo cerca de 2,7 mil ministros da CGADB, além de centenas de irmãs que se inscreveram e vieram à capital mato-grossense para participar das reuniões da União Nacional de Esposas de Ministros das Assembleias de Deus (Unemad), presidida pela irmã Wanda Freire Costa e que ocorre no templo da AD no bairro de Alvorada.

Na abertura, a Grande Banda de Cuiabá, formada de 400 componentes de diversas congregações da cidade, executou o Hino Nacional. Na sequência, a Banda da Polícia Militar executou o hino do Estado. Louvaram ao Senhor a orquestra da AD em Comodoro (MT), o grupo da Capelania Hospitalar, o coral do Círculo de Oração do Grande Templo e os cantores da Patmos Music Victorino Silva, Lilia Paz, Marcelo Santos e Alice Maciel.

Marcaram presença na reunião de abertura autoridades e parlamentares, entre eles o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, que agradeceu a Deus e a AD pelo apoio; e o general da 13ª Brigada, João Batista Carvalho Bernardo, que afirmou sentir-se honrado em participar do evento. Participaram também outras autoridades e políticos da região.

O pastor Sebastião Rodrigues de Souza, líder da AD no Mato Grosso, dirigiu o culto. O pastor Arcelino Victor de Mello, líder da Convenção das ADs em Santa Catarina, fez a leitura oficial da noite, em Salmos 100. Após louvores, o pastor Sebastião passou a direção do culto para o pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da CGADB, que saudou a igreja e apresentou alguns visitantes, dentre eles o pastor Thomas Trask, ex-superintendente do Concílio das ADs nos Estados Unidos e ex-presidente do Comitê Mundial das Assembleias de Deus.

Fã clube do grupo U2 cria religião na qual Bono Vox é “Deus”


O fanatismo pelo U2 não se limita a acampar na porta do estádio, viajar para acompanhar seus shows e fazer tatuagens em homenagem aos irlandeses. A paixão pelos ídolos é tamanha que os membros do fã clube Ultra Violet, o mais antigo do Brasil, fundaram uma religião na qual Deus é Bono Vox: o “bonoteísmo”.

“Criamos de brincadeira há uns dez anos, quando eles vieram com a turnê PopMart“, explicou a analista de sistemas Adra Garcia, presidente do grupo. Apesar do caráter lúdico, a crença inclui uma data comemorativa semelhante ao Natal – só que festejada no dia 10 de maio, data do aniversario do vocalista do grupo.

“Quando chega esse dia, nós trocamos presentes e até abrimos champagne”, contou Adra, entre goles de espumante tomados em uma taça que trouxe de sua casa. Segundo ela, existe uma ala mais radical do fã clube que não gosta desse caráter religioso. “Falam que não se pode misturar as coisas, mas nós somos adultos e conscientes”, disse.

Fanática pelo U2, Adra já viu alguns shows da turnê 360º, em cidades como Dublin e La Plata, e classifica como “indescritível” a sensação de vê-los de perto. “É só aí que você percebe que eles são de verdade, de carne e osso”.

A analista de sistemas se recusa a falar quanto investiu para acompanhar o giro dos irlandeses. “Não faz isso comigo. Tenho família e filhos. Eles não podem saber quanto gastei, por isso eu nem coloco no papel”.

Sociedade Bíblica lança a Bíblia da Mamãe


Sucesso nos Estados Unidos, chega ao Brasil a Bíblia da Mamãe. Aguardado com grande expectativa, este lançamento da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) é indicado para presentear mães e futuras mães de todas as idades, especialmente em datas comemorativas como o Dia das Mães e aniversários. Os recursos contidos na publicação ajudam a levá-las até a presença de Deus, onde encontrarão sabedoria e inspiração para poder desempenhar o seu papel materno, auxiliando e orientando seus filhos a partir dos sólidos princípios e valores bíblicos.

Com texto bíblico na tradução de Almeida Revista e Atualizada, a Bíblia da Mamãe é uma tradução da Mom’s Bible, publicada em 2010 pela editora Thomas Nelson. Os estudos e notas foram escritos por Bobbie Wolgemuth. Esposa, mãe e avó, a autora dirige grupos de estudo bíblico voltados especialmente para mães.

A Bíblia da Mamãe possui uma série de recursos, entre os quais quadros de estudos divididos em oito temas, com destaque para o intitulado “Perguntas de Criança”. Nessa seção, há 97 perguntas usualmente feitas pelos filhos, desde a tenra idade até a adolescência. A seleção dos conhecidos “por quês?”, que acompanham todo o desenvolvimento da criança até a fase adulta, são extremamente úteis para guiar as mães, à luz da Bíblia, no relacionamento com seus filhos.

A obra reúne, ainda, notas e referências cruzadas, introduções aos livros da Bíblia, índice de assuntos, leitura para dias especiais, textos famosos da Bíblia, como encontrar ajuda na Bíblia e o que a Bíblia diz sobre o perdão de Deus.

Achados arqueológicos revolucionários postos sob suspeita


70 livros de metal supostamente descobertos em uma caverna na Jordânia foram aclamados como os primeiros documentos cristãos. Datados de poucas décadas após a morte de Jesus, os estudiosos dizem que os “códices” são a descoberta arqueológica mais importante da história.

Os livros são bastante inéditos, visto que nunca foram encontradas relíquias do movimento cristão primitivo. Aos poucos, porém, a excitação dessa descoberta foi acalmada por questionamentos quanto à autenticidade dos códices, cujo ponto de apoio eram páginas em chumbo fundido, ligadas por anéis de chumbo.

Recentemente, um tradutor aramaico, Steve Caruso, concluiu sua análise dos artefatos, e afirmou ter uma evidência irrefutável de que eles são falsos.

O especialista obteve fotos de todos os textos. Examinando-as, confirmou que havia um monte de formas de escrita aramaicas velhas (com pelo menos 2.500 anos), mas percebeu que elas estavam misturadas a outras formas de escrita mais jovens.

Olhando apuradamente, o tradutor concluiu que nunca havia visto um tipo de mistura daquelas. Os manuscritos mais novos que ele identificou, chamados Nabatean e Palmira, datam do segundo e terceiro séculos, o que prova que os documentos não poderiam ter sido escritos durante os primórdios do cristianismo.

O Professor Que Realmente Ensinou


Em 1947 Dr. Subrahmanyan Chandrasekhar era professor de Física da Universidade de Chicago. Ele era indiano, naturalizado americano. Apesar de ser estrangeiro, por causa de sua experiência e seu conhecimento, ele foi contratado pela Universidade de Chicago, que é uma das que mais atua na área de ciências.

Naquele ano Dr. Chandrasekhar foi chamado para ensinar um seminário sobre astrofísica, sua especialidade. Na época ele morava em Wisconsin, outro estado, onde realizava pesquisas num observatório de astronomia.

Ele pretendia viajar duas vezes por semana para dar a aula, apesar de que o seminário seria durante um inverno rigoroso.

As matrículas para o seminário, porém, foram muito baixas. Apenas dois estudantes se inscreveram para o curso. A faculdade esperava que Dr. Chandrasekhar fosse cancelar o curso, ao em vez de perder seu tempo valioso. Mas, com apenas dois estudantes inscritos, ele deu a matéria. Ele enfrentou duas vezes por semana uma viajem de mais de 300 quilômetros na neve e frio por estradas do interior do estado para dar aula a dois alunos.

Os estudantes dele foram dois chineses naturalizados americanos, Chen Ning Yang e Tsung-Dao Lee. Eles eram apenas estudantes de faculdade, no começo de suas carreiras. Ninguém os conhecia. Ninguém nunca ouvira falar deles. Todos os três eram estrangeiros. Provavelmente nenhum deles falava inglês com muita facilidade.

Deus Pode Salvar Qualquer Um


Certa vez, numa campanha evangelística o pregador parou a palestra e pediu que cada pessoa falasse de seu testemunho para a pessoa de seu lado. Um menino virou para o senhor ao seu lado e perguntou “Senhor, você conhece Jesus como seu Salvador?” Um pouco indignado o homem olhou para o menino e disse “Meu filho, eu sou diácono ordenado.” Com toda a inocência no mundo, o menino respondeu, “Mas, senhor, isso não importa. Deus pode salvar qualquer um”.

- Bailey Smith, “Real Evangelism”, p. 117.

A Música Do Evangelho


Fritz Kreisler (1875-1962), violinista internacionalmente famoso, quis certa vez adquirir um violino que sabia ser de excelente qualidade, mas não tinha no momento o dinheiro exigido. Ele voltou mais tarde, mas o violino já havia sido vendido para alguém. Perguntou ao vendedor quem o adquirira. Em seguida, foi à procura do comprador, conversou com ele, mas o homem não queria vender o violino recém-adquirido. Então Kreisler, algo desanimado, pediu ao homem que pelo menos o deixasse tocar um pouquinho antes de ir embora. Tomou nas mãos o instrumento, fechou os olhos, e tocou tudo o que sabia. Quando acabou, o homem estava tão encantado que disse: “Sr. Kreisler, depois do que acabo de ouvir, eu não tenho o direito de guardar esse instrumento comigo. É seu, leve-o ao mundo inteiro e faça com que as pessoas ouçam o que eu ouvi agora” – Our Daily Bread 4-2-94 (O Pão Nosso de Cada Dia).

Nossa missão é tocar para os ouvidos do mundo a música sublime do Evangelho!

Recebemos esta sublime mensagem de graça. Vamos não parar de tocar nunca. Vamos tocar, vamos contar o Evangelho, não porque somos mandados, mas, porque podemos porque o Espírito quer e porque Jesus está conosco.

A influência da igreja no mundo


A igreja é uma agência do reino de Deus no mundo. Ela está no mundo, mas não é do mundo. Ela tem uma origem diferente, uma natureza diferente, uma missão diferente e um destino diferente. A igreja não é uma instituição puramente humana; ela tem sua origem em Deus. A igreja, como um lírio que cresce no lodo, é santa num mundo corrupto. A igreja tem o ministério da reconciliação num mundo marcado pelo ódio. A igreja está firmada em Cristo e caminha para a glória, enquanto o mundo jaz no maligno e marcha célere rumo à perdição. Três figuras neotestamentárias ilustram a influência da igreja no mundo:

1. A igreja é sal que inibe a corrupção (Mt 5.13). Jesus diz: “Vós sois o sal da terra”.
O sal tem o poder de preservar da decomposição. É um elemento antisséptico que inibe o processo da corrupção. A igreja é uma força preventiva no mundo. Sua presença no mundo freia e desacelera o processo galopante da maldade induzido pelo pecado. A igreja presente no mundo é a manifestação mais eloquente da graça restringente de Deus. Se a igreja não existisse, o mundo já teria se chafurdado de forma irremediável no pecado. Jesus, porém, alerta para o perigo do sal perder o seu poder de salgar. Sal que não salga só presta para ser pisado pelos homens. Sal no saleiro não protege da corrupção o mundo à sua volta. A igreja não é sal da igreja; ela é sal da terra. Ela não é sal no saleiro; ela é sal no mundo. Ela não é sal inútil e insípido; é sal que que coíbe o mal e dá sabor à vida.

Restauração



Restauração Referência: Zacarias 3.1-7

INTRODUÇÃO
1. O cativeiro babilônico havia terminado, mas a restauração do povo ainda não havia acontecido. O povo voltou para Jerusalém, mas não para Deus. Eles estavam fazendo a obra de Deus, mas não da maneira que agradava a Deus.

2. Os mais de 4 mil sacerdotes que haviam voltado com Zorobabel (Ed 2:36-39) encontravam-se em estado deplorável. Na época de Neemias os sacerdotes deixaram o sacerdócio e foram para o campo. A Casa de Deus estava desamparada: havia casamentos mistos, divórcios. Na época de Malaquias a situação era ainda pior. O profeta Malaquias diz que os sacerdotes desprezavam o nome de Deus. Diziam que a mesa do Senhor era imunda. Traziam animais cegos, aleijados e dilacerados para oferecerem como sacrifícios. Eles deixaram de ensinar a lei e fizeram a muitos tropeçar.

3. Deus então tornou esses sacerdotes indignos diante do povo e amaldiçoou suas bênçãos. A despeito desse quadro, há uma promessa de restauração.

4. A cena é de um tribunal onde aparece: 1) O ofensor: Josué. Ele é culpado e está diante do juiz para ser julgado. 2) O Acusador: Satanás se opõe a Josué conhecendo seus pecados. 3) O advogado: O próprio Anjo do Senhor, o próprio Senhor usa argumentos irresistíveis em sua defesa: o escolheu e o remiu. 4) A decisão: justificação e santificação.

5. Zacarias registrou essa mesma crise. Porém, quando tudo parecia perdido, quando a cidade de Jerusalém estava debaixo de opróbrio, Deus disse: “Jerusalém será habitada como as aldeias sem muros…Eu lhe serei um muro de fogo em redor, e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória” (2:4,5). Deus estava disposto a avivar aquela cidade e o seu povo. Ele disse: “Canta e exulta, ó filha de Sião, porque eis que venho, e habitarei no meio de ti” (2:10).